quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Hipertensão arterial & drogas


As drogas, além das suas diversas consequências, podem ser causadoras da hipertensão arterial. Elas podem causar elevação aguda da pressão arterial, diminuição das atividades dos medicamentos anti-hipertensivos ou agravamento dos casos se a doença já existe.
Algumas delas são os esteroides, antidepressivos, anti-inflamatórios não hormonais, álcool e drogas ilícitas como cocaína, as anfetaminas e derivados.
Essas drogas ou medicamentos podem causar uma elevação da pressão arterial por gerarem retenção de sódio e água e alterar a resistência vascular renal. Aquelas que são ilícitas proporcionam uma estimulação simpática elevada, podendo causar risco de vida.
A interrupção do tratamento, caso seja um medicamento, ou o fim do uso da droga, caso seja ilícita, além do tratamento com algum tipo de medicamento anti-hipertensivo podem promover um controle e/ou melhora do quadro.
Anti-depressivos
É uma causa adversa desse tipo de medicamento que podem causar elevação da pressão arterial quando associado com medicamentos simpatomiméticos (como os descongestionantes nasais) e alimentos conservados e que contenham tiramina (queijos, vinhos). Esse tipo de consequência dificilmente ocorre.
Contraceptivos orais
Ainda sem explicação efetiva, gera hipertensão arterial leve que é reversível com a sua suspensão, porém, é contraindicado para aquelas que já apresentam hipertensão arterial.
Esse tipo de medicamento retém sódio e água a partir do estrógeno e da progesterona nos contraceptivos. Além de já ter sido descoberto que aquelas que tomam contraceptivos por muitos anos apresentam estimulação do SRAA (aumento na produção de angiotensinogênio).
Cocaína
O uso crônico de cocaína pode causar hipertensão e até mesmo piorar o quadro de usuários já hipertensos. Causa hipertensão aguda associada à palpitação, sudorese e vermelhidão, além de insuficiência renal, podendo causar até mesmo infarto, arritmias e AVC’s como consequência do seu poder vasoconstritor.
Maconha
Proporciona o aumenta da frequência cardíaca e da pressão arterial sistólica. O delta-9-tetraidrocanabinol (THC), componente ativo da maconha, atua no sistema nervoso central interferindo no turnover de acetilcolina no hipocampo. Também aumenta a demanda de oxigênio para o cérebro num processo semelhante ao do estresse. Isso faz com que possa haver um agravamento em casos como os de hipertensão ou aterosclerose.
 Anfetaminas
As ações causadas pelo consumo de anfetaminas se assemelham aos da cocaína. Pode causar aumento súbito da pressão arterial, AVC e aneurismas como consequência da estimulação do SN simpático.
As anfetaminas, assim como a cocaína, estimulam a recaptação de adrenalina.
 Álcool
Seus efeitos são consequência da quantidade e da duração do consumo. A real causa da elevação da pressão arterial ainda não é totalmente comprovada, mas descreve-se estimulação do SN simpático, aumento na liberação de glicocorticoides e na captação de Ca2+ e aumento da resistência periférica. 





Referência:
http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/9-2/hipertensao4.pdf

Um comentário: