quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Adrenalina


É um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, liberado em estados excitatórios como atividades físicas, esforços físicos e pânico.
A adrenalina também é um neurotransmissor porque atua no sistema nervoso simpático.
Ela influencia no sistema cardiovascular mantendo a frequência cardíaca e a pressão arterial adequadas em condições de repouso ou de estresse.
Esse hormônio não consegue atravessar a membrana plasmática, desse modo sua atividade é facilitada pelos receptores α e β adrenérgicos que se dividem em α1 e α2, β1 e β2.
Os receptores α1 localizam-se nas células musculares lisas e sua ativação causa vasoconstrição. Sendo que isso acontece pela transdução de sinal da via da Fosfolipase C.
Primeiro a adrenalina se liga a α1 e em seguida ocorre o acoplamento do complexo hormônio-receptor que ativa a proteína G. Esta proteína estimula a fosfolipase C. Depois a fosfolipase C catalisa a hidrólise de PIP2 (fosfatidilinositol 4,5 – bisfosfato), que produz um segundo mensageiro o IP3 (1,2 – diacilglicerol). O IP3 causa a mobilização de cálcio que se liga a proteína calmodulina. O complexo Ca2+. Calmodulina ativa uma quinase, MLCK (quinase de cadeia leve de miosina), que fosforila a miosina ativando-a. Isto acarreta a contração muscular e consequentemente a vasoconstrição.
Os receptores α2 podem ser pré-sinápticos ou pós-sinápticos e também causam vasoconstrição.
Já os receptores β1 estão presentes no miocárdio e sua ativação aumenta a força de contração e a frequência cardíaca, elevando também a velocidade de relaxamento. Os receptores β2 localizam-se no músculo liso vascular, brônquico, gastrointestinal e genitourinário, causando vasodilatação.
A vasodilatação realizada pelos receptores β2 acontece pela via da proteína quinase A (PKA), que se resume da seguinte forma: a união do hormônio + receptor, modifica a proteína G (troca de GDP por GTP). A proteína G ativa a adenilato ciclase. Logo após, ocorre a produção de AMPc pela adenilato ciclase. O AMPc ativa a PKA e esta fosforila a MLCK que fica inativa. Dessa maneira com a MLCK inibida tem como resultado a vasodilatação.
Então, quanto maior a prática de atividade física mais ocorrerá a expressão de β2 e consequentemente a vasodilatação será predominante. O que pode ajudar na prevenção e no tratamento da Hipertensão Arterial. 


Referências Bibliográficas:

Bioquímica Básica/ Anita Marzzoco, Bayardo Baptista Torres – 3ª. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.



Um comentário:

  1. Você Sabia?

    Só com a original Airfryer Philips Walita você irá saborear porções de batata frita, frango à passarinho, polenta e até churros, saborosos como frito e sem usar óleo*!

    Alimentos se transformam em saborosas e crocantes refeições, que ganham aromas irresistíveis, cor e textura de encher os olhos!

    Com AirFryer Philips Walita, você tem uma alimentação mais saudável para você e seus filhos! Surpreenda-se com batatas fritas, bife à milanesa, kibes, coxinhas e até os churros preparados sem utilizar uma gota de óleo. E tudo feito sem fumaça, sem sujar panelas e fogão e sem engordurar a cozinha!

    A original Airfryer Philips Walita livra você de vigiar o preparo, porque seu timer sonoro com desligamento automático avisa quando a comida está pronta.

    Versátil, Airfryer Philips Walita conta com uma assadeira antiaderente que prepara bolos, tortas, quiches, grelhados e sobremesas.

    A original e única Airfryer Philips Walita é a revolução na maneira de fritar e conta com 2 anos de garantia Philips Walita!

    Corra e compre logo a sua: http://goo.gl/0bsBKE

    ResponderExcluir